Páginas

About

quinta-feira, 16 de maio de 2013

De 13 a 19 de Maio, os museus de Cascais vão estar abertos mais horas do que é habitual.


De 13 a 19 de Maio, os museus de Cascais vão estar abertos mais horas do que é habitual. Um horário alargado para aumentar as possibilidade de cada um festejar a Semana ( e Noite) dos Museus e, neste âmbito o Dia Internacional dos Museus. O desafio é aproximar o público dos espaços de cultura. Agora só falta decidir qual o melhor dia e hora para festejar esta semana tão especial. 

As atividades são marcadas pela equação Museus (Memória + Criatividade)= Mudança Social e pretendem chamar as pessoas a visitar espaços que embora próximos em termos geográficos, acabam por ficar distantes nas agendas de cada um.

Desta vez não haverá desculpas para deixar de conhecer um museu perto de si!

De segunda a domingo, a escolha pode recair sobre uma recriação de uma aldeia em ponto pequeno junto ao Moinho de Armação Tipo Americano, em Alcabideche; um mercado medieval e aventuras com piratas no Forte de Oitavos, a caminho do Guincho; passeios no litoral de Cascais a bordo do antigo Galeão de Sal “Estou para Ver”; circo no Farol Museu de Santa Marta, em Cascais, ou subidas à torre no farol ou no Museu da Música Portuguesa-Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril.

Dia 17, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, às 21h00, a noite é dedicada ao concerto "Rondó da Carpideira". Espetáculo multidisciplinar de homenagem aos registos etnográficos de Michel Giacometti, baseado nas recolhas etno-musicais feitas em Portugal. Criado pelos músicos Mário Marques (saxofonista), Daniel Bernardes (pianista) e Gonçalo Tarquínio (vídeo e conceção visual). Uma atuação a não perder! Vídeo no youtube do "Rondó da Carpideira"

O ponto alto da semana é 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. Neste dia o programa é ainda mais desafiante, estendendo-se noite fora, para assinalar também a Noite dos Museus que é marcada por muita animação, o rally-paper “Na Rota da Cultura”, organizado pelo Farol Museu de Santa Marta e pela Casa de Santa Maria, e ainda pela palestra sobre astronomia “Como Conhecer o Céu Noturno”, que consiste numa visita guiada ao céu com o professor Guilherme de Almeida da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores. Divertida promete ser também a palestra “Sexo, Tubarões e Rock and Roll”, sobre o fascinante mundo dos tubarões, através das experiências do jovem biólogo marinho João Correia, no Museu do Mar Rei D. Carlos às 21h30.

Dia 19 de maio, o último da Semana dos Museus, será dedicado ao mar, com enfoque especial no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, onde terá lugar a conferência “O Surf em Portugal”. Neste dia há ainda curtas-metragens para ver no farol Museu de Santa Marta e visitas ao Marégrafo de Cascais para fazer.

Informações junto da Divisão de Patrimónios Culturais, telefone n.º 21 4815323.

Mais info sobre Cascais em www.fb.me/ILoveCascais

0 comentários:

Enviar um comentário

Guincho Sunset

Guincho Sunset