A capital Portuguesa recebeu o prêmio Cidade Europeia de 2012 prêmio dado pela Academia de Urbanismo no Reino Unido, com base na opinião de quinhentos acadêmicos.
Lisboa foi premiada com este prémio devido a quatro princípios orientadores na implementação das políticas municipais: o efeito cumulativo das políticas públicas na capital, a requalificação do seu centro, a reforma administrativa e a criação de novos caminhos e oportunidades.
Nomeada para o prêmio em conjunto com outras cidades, Lisboa acolheu uma delegação da organização britânica responsável pela avaliação da cidade, que acabaria por levar à vitória da cidade Portuguesa. O programa da visita incluiu a apresentação de projectos urbanos, como a requalificação ribeirinha e reabilitação dos bairros.
A Academia de Urbanismo é uma organização politicamente independente e autônoma. É constituída por um grupo multidisciplinar de pensadores e decisores de um amplo espectro social, econômico, político e ambiental no Reino Unido e da Irlanda, cujos objectivos são a distinguir, a aprender e promover as melhores práticas no desenvolvimento urbano.
ENGLISH VERSION:
Portugal’s capital city, Lisbon, was voted the
European City of the Year 2012 by the Academy of Urbanism Awards, based in
London, UK.
The award was voted by about 500 academicians who
elected Lisbon over Oslo (Norway) and Gothenburg (Sweden).
During July through September, groups of academicians
traveled to 15 cities in Europe to assess each one and write an assessment
report. These reports were then voted on a short list of three finalist cities.
The report was based on criteria such as local
character and distinctiveness, user friendliness, commercial success and
viability; environmental and social sustainability, and functionality.
0 comentários:
Enviar um comentário